domingo, 2 de março de 2008

Os anos 60!!! Em Portugal...




Nesta década, Portugal vivia sob a influência do salazarismo e a divulgação de novas expressões de cultura era censurada.Muito custosamente, os escritores, os artistas e os cineastas conseguiam impor novas ideias.


Em Portugal ouvia-se a música de Simone de Oliveira, Madalena Iglésias, António Calvário e Artur Garcia.A televisão, que se inicia por esta altura passa uma imagem irreal do país.No entanto o desejo de mudança era enorme e as pessoas começam a abordar publicamente temas como o divórcio, o planeamento familiar, os direitos das mulheres e a guerra colonial.


Actividade:



Com certeza, os teus pais ou avós ainda têm recordações dos anos 60. Conversa com eles sobre o dia-a-dia dessa época.Não te esqueças de fazer perguntas sobre a moda,da leitura,dos cantores preferidos, dos músicos,da situação do país e da guerra colonial.


Recolhe as informações e elabora um cartaz para o teu jornal de parede. Bom trabalho!!!

7 comentários:

Anônimo disse...

ANA PINTO 6ºA Nº4
E
PEDRO ADELINO 6ºA Nº17

Professora infelizmente não conhecemos nenhuma musica dos anos 60 mas prometemos que vamos tentar descobrir.

Anônimo disse...

Ana Teixeira Nº2 e Petter Gómez Nº19 6ºA

Também não conhecemos nenhuma dos anos 60. Mas com certeza que os nossos familiares antigos conhecem.

Anônimo disse...

Olá professora teresa, é a vanessa do 6ºD.
Ao contrário do que os meus colegas dizem, eu conheço músicas dos anos 60, pelo menos uma conheço.
Vou tentar explorar melhor os anos 60 fazendo uma entrevista a um familiar meu que tenha vivido nos anos 60.

Anônimo disse...

Emigrante que veio em 1966 para a Alemanha, diz: Porque é que a propria professora nao faz a pregunta directa aos pais sobre a musica dos anos 60? (Rockete)

Anônimo disse...

I... A... 6ºB Nº13
Olá, eu tambem nao conheço mt dos anos 60, mas comecei a conhecer mais porque em Área de Porjecto o nosso tema é «Música dos Anos 60»

Palavras a solta disse...

PRECISAVA MAIS INFORMAÇÃO SOBRE OS ANOS 60. PODE AJUDAR?
MRODAS3@CLIX.PT

Pode ler no meu blog masrodasblog.blogspot.com

Sou prof. aposentado e estou a escrever(?) as minhas recordações. Obrigado

Anônimo disse...

mas que porcaria e esta! nao me ajudou nada e so me atrasou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!