quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

JÁ SABES??? VERIFICA...




.Em 28 de Maio de 1926, o general Gomes da Costa fez uma revolta, que teve êxito, depondo o Governo e o Presidente da República.


.Instaurou-se um regime de Ditadura Militar, que levou à subida ao poder de Salazar.


. O primeiro presidente do novo refime foi o general Óscar Carmona.


.Conseguindo impor o controlo de todos os ministérios, Salazar tornou-se o homem forte do Governo ( em 1932 tornou-se primeiro- ministro).


. O criador do Estado Novo foi Salazar,que equilibrou as Finanças e ganhou prestígio e a confiança dos militares, que lhe entregaram a chefia do Governo em 1932.


.Fizeram-se grandes obras públicas- pontes, barragens,etc, mas também um grande esforço de propaganda, como a Exposição de 1940.


.Negaram-se os direitos fundamentais aos portugueses ( liberdade de informação, de expressão, de reunião, de associação, etc...).


.Foram proibidos os partidos políticos e os sindicatos livres.


.Foi criada a polícia política, a PIDE; a Mocidade Portuguesa e a Legião Portuguesa.


.O Estado Novo durou 41 anos,mas desde cedo sentiu a oposição de muitos portugueses.


.O momento alto dessa oposição foi a campanha de Humberto Delgado, que "perdeu" as eleições de 1958, mas marcou o início de um apoio crescente à democratização do nosso país.

JÁ SABES??? VERIFICA...




. Na Conferência de Berlim fez-se a partilha de África e o nosso país reclamou os territórios do Mapa Cor-de-Rosa.


.Com o Ultimato inglês a Inglaterra exigiu que Portugal abandonasse os territórios entre Angola e Moçambique .


.O rei D. Carlos acatou essa ordem e os republicanos aproveitaram para aumentar as suas críticas à Monarquia.


.A 1 de Fevereiro de 1908 o rei e o príncipe herdeiro, D. Luís Filipe, foram assassinados.


.D.Manuel II sobe ao trono não conseguindo resolver a crise da Monarquia.Este ocupa o trono durante cerca de dois anos.


.Em 5 de Outubro de 1910, uma revolução republicana triunfou ,com a colaboração dos civis.


.Os governos republicanos conseguiram introduzir algumas melhorias na vida dos Portugueses: fizeram reformas no ensino ( criaram mais escolas e combateram o analfabetismo) e no trabalho( horário de oito horas, descanso semanal e seguança social).


.Garantiram o direito à informação, o direito de reunião, o direito de expressão e o direito à greve.


.Mas a vida destes governos foi dificil: a entrada de Portugal na 1ª Guerra Mundial, muitas greves e as divisões entre os próprios partidos republicanos fizeram com que estes governos durassem pouco tempo!!!




ESTUDASTE???VERIFICA...




6º A, B, D, E...aqui vai uma ajudinha para o teste!




1- Completa:

Monarquia

. Chefe de Estado__________________


.Acesso ao cargo___________________


.Duração do mandato_______________
República
. Chefe do Estado__________________
. Acesso ao cargo__________________
. Duração do mandato______________

Lê o texto:
" Para muitos, a República era o remédio para um país doente...A população das cidades, vivendo na pobreza, ficou entusiasmada com a ideia da futura República, que, pensava, iria resolver todos os seus problemas."

2- Que problemas faziam de Portugal "um país doente" e que levaram à queda da Monarquia?


2.1- Qual a data da implantação da República?

Lê o texto :

"Salazar possuía qualidades de administrador muito raras(...). Conseguiu a não participação de Portugal na Segunda Grande Guerra."

3- As qualidades de Salazar como diplomata foram postas à prova entre 1939-45. Que conseguiu ele?
3.1- Salazar administrou com rigor os dinheiros do Estado e, por isso,pôde mandar construir muitas obras públicas. Dá quatro exemplos.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

SABIAS QUE...


Salazar era conhecido como "Esteves",devido ao facto de os orgãos de comunicação social quando se lhe dirigiam, o fazerem sempre no passado: " Esteve ontem Sua Excelência o Presidente do Conselho, Dr. Oliveira Salazar na Ponte..."



O jornal " Os Ridículos" foi encerrado por, ter escrito em relação a esta visita ( inauguração da Ponte) : " Podió...empurrá-lo?"

domingo, 17 de fevereiro de 2008

António de Oliveira Salazar


ANTÓNIO de Oliveira Salazar,

Três nomes em sequência regular...

António é António.

Oliveira é uma árvore.

Salazar é só apelido.

Até aí está bem.

O que não faz sentido

É o sentido que tudo isto tem.




Coitadinho

Do tiraninho!

Não bebe vinho.

Nem sequer sozinho...

Bebe a verdade,

E a liberdade,

E com tal agrado

Que já começam

A escassear no mercado.




Coitadinho

Do tiraninho!

O meu vizinho

Está na Guiné

E o meu padrinho

No Limoeiro

Aqui ao pé.

Mas ninguém sabe porquê.




Mas enfim é

Certo e certeiro

Que isto consola

E nos dá fé.

Que o coitadinho

Do tiraninho

Não bebe vinho,

Nem até café.



Fernando Pessoa

O golpe miltar de 28 de Maio de 1926


Em Portugal, no final da Primeira República, havia um grande descontentamento porque:



-a situação financeira agravara-se, com as subidas dos preços( principalmente dos géneros alimentares) e a baixa dos salários;

-a agitação social era constante com greves e revoltas;

- a instabilidade política era muito grande, com frequentes conflitos entre partidos e mudanças de governo(em 16 anos tivemos 42 governos e 8 presidentes da república).

Em 28 de Maio de 1926, miltares conservadores, comandados pelo general Gomes da Costa, iniciaram um golpe militar. Saíram de Braga, passaram pelo Porto e dirigiram-se para Lisboa, recolhendo, pelo caminho a adesão de mais militares.

Já em Lisboa, dissolveram o Parlamento, suspenderam a Constituição e entregaram o governo a um militar, o comandante Mendes Cabeçadas.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

6ºA,B,D,E!!!


Que S. Valentim vos traga o que mais desejais...

13 de Fevereiro de 1965...


Humberto Delgado é assassinado perto de Badajoz! Foi um dos crimes mais calculados e violentos cometido pela PIDE e do Estado Novo de Salazar.

Coração!!!











Palavras para quê!!!

Lenço de namorados ou Lenço de amor de Viana do Castelo



«Aqui tens o meu coração/ E a chabe pró abrir/ Num tenho mais nada que te dar/ Nem tu mais nada que me pedir », este é um exemplo das quadras que as raparigas, na região do Minho bordavam a ponto cruz nos lenços que ofereciam aos namorados. Quando estes os usavam era sinal que o namoro estava confirmado. Os lenços são grandes e quadrados, bordados a ponto cruz, com temas muito variados: o amor (corações, pombas com cartas no bico, a chave que une os corações), as vindimas (a cesta, o cântaro), e ainda símbolos religiosos: a cruz, a custódia, entre outros. A decoração do lenço começa num dos cantos e é a partir daí que se desenvolve todo o bordado. As cores eram inicialmente o vermelho e o preto, embora mais tarde introduzissem outras cores. Este tipo de artesanato é ainda hoje muito procurado para utilizar como objecto de decoração ou para coleccionar.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Primeira travessia aérea do Atlântico Sul



GAGO COUTINHO E SACADURA CABRAL


CARLOS VIEGAS GAGO COUTINHO
Almirante da armada portuguesa, historiador, matemático e geógrafo. Nasceu em Lisboa (1869-1959). Com Sacadura Cabral fez a travessia aérea do Atlântico Sul, pela primeira vez. Inventou também o sextante que tem o seu nome e que o tornou admirado na aeronáutica mundial. Autor de trabalhos geográficos e históricos, principalmente acerca das navegações dos Portugueses: Tentativa de Interpretação Simples da Teoria da Relativa Restrita; O Roteiro da Viagem de Vasco da Gama e a suas versão nos Lusíadas; Passagem do Cabo Bojador; Influencia Que as Primitivas Viagens Portuguesas à América do Norte Tiveram sobre o Descobrimento das Terras de Santa Cruz; etc..


ARTUR SACADURA FREIRE CABRAL


Oficial de marinha e arrojado aviador, nasceu em Celorico da Beira em 1880. Com o Almirante Gago Coutinho , fez a primeira travessia do Atlântico Sul, em avião, tendo saído de Lisboa e chegado ao Rio de Janeiro, depois de peripécias dramáticas. Morreu de desastre no mar do Norte, em Novembro de 1924, quando voava em direcção a Lisboa, pilotando um avião que caiu. Não foi encontrado o seu cadáver.


UM DOS GRANDES FEITOS
Gago Coutinho ficou conhecido internacionalmente em 1922, ao realizar, também com Sacadura Cabral, a primeira viagem aérea entre a Europa e a América do Sul. Em 1943, a bordo do veleiro Foz do Douro, refez a rota de Pedro Álvares Cabral na viagem que culminou com a descoberta do Brasil.
Pesquisador da aeronavegação, escreveu trabalhos sobre as viagens de Cabral e Vasco da Gama e o livro A náutica dos descobrimentos (1951). Membro da Academia de Ciências de Lisboa e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, recebeu a grã-cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. Morreu em Lisboa, em 18 de fevereiro de 1959.



Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul - 1922
Tripulantes
Sacadura Cabral (piloto)
Carlos Viegas Gago Coutinho (navegador)
Avião
Fairey III-D
Tempo voado
62 horas e 26 minutos
Distância
8 383 km
Partida
30 de Março de 1922 (Quinta feira)
Chegada
17 de Junho de 1922 (Sábado)

Etapas
Las Palmas (Canárias)
Gando
S.Vicente
S.Tiago
Penedos de S.Pedro e S. Paulo
Fernando de Noronha
Recife
Baia
Porto Seguro
Vitória e Rio de Janeiro

O SEXTANTE DE GAGO COUTINHO
Se não bastassem os feitos épicos sensacionais do Almirante Gago Coutinho, a adaptação que fez ao chamado sextante primitivo, fez com que entrasse definitivamente para a galeria dos grandes inventores.
O sextante, como podem deduzir pelo nome, é a sexta parte dum circulo, ou arco de 60 graus. É um instrumento de reflexão empregado a bordo, principalmente dos navios, para tomar ângulos e medir a altura do horizonte. O limbo (parte exterior graduada) dos sextantes é igual à sexta parte do circulo e está dividido em 120 partes iguais.

A implantação da República


Após a morte do rei D. Carlos e do príncipe herdeiro, sucedeu no trono D. Manuel II. O filho mais novo do rei não tinha sido preparado para reinar e teve muitas dificuldades em conter as manifestações contra a monarquia.

O movimento que derrubou a monarquia ,iniciou-se ,na madrugada, do dia 4 de Outubro de 1910,em Lisboa.Os revolucionários eram militares de baixas patentes e civis das classes médias(advogados, médicos, intelectuais,comerciantes...).Foi na actual Praça do Marquês de Pombal que os revoltosos se concentraram.Eram poucos e desorganizados, mas conseguiram implantar a república quase sem oposição, porque quer entre os millitares quer entre os civis,foram poucos os que saíram em defesa da monarquia.

O rei D. Manuel II fugiu com a sua família para Mafra, de onde partiu ,no dia seguinte para Inglaterra.


Na manhã do dia 5 de Outubro de 1910 foi proclamada a implantação da república.

sábado, 2 de fevereiro de 2008

És do 6º Ano? Blog@qui...


Actividades :


1. Qual o partido político que se distinguiu na luta contra a monarquia ?


2. O que representava o espaço pintado a cor -de-rosa no mapa?


3. O que aconteceu a 31 de Janeiro de 1891, no Porto ?


4. Explica, por palavras tuas, o que é um regicídio.

Aconteceu há 100 anos...


Mataram o Rei ...disseram no terreiro do Paço.Fez ontem 100 anos, que o rei D. Carlos e o príncipe herdeiro D. Luís Filipe foram mortos por conspiradores republicanos ( Alfredo Costa e Manuel Buiça).

Sucedeu-lhe o infante D. Manuel, segundo filho do rei D. Carlos, que na altura, tinha 19 anos e foi aclamado em Cortes a 6 de Maio de 1908. Durante o seu reinado continuou a instabilidade governativa o que reforçou a ideia de que só a implantação do regime republicano podia fazer "renascer Portugal".