domingo, 15 de junho de 2008

estou a precisar de férias...


E chegou ao fim mais um ano lectivo...











Caros alunos do 6º ano, turmas A, B, D, E-amorosos,bonitos,dedicados,espectaculares...pois é chegaram as férias .
Aqui fica um simples conselho: Deves viver a tua vida.E se queres chegar à felicidade deves conquistá-la.Ninguém pode fazer isso por ti.








Ofereço-vos virtualmente algo de que gosto muito: gelados, chocolates e livros.










BOAS FÉRIAS!!!

Campeonato Europeu de Futebol- Euro 2004


Após a candidatura em 1998, Portugal foi escolhido, em 1999, pela UEFA, para organizar o12º Campeonato Europeu de Futebol.A partir desse momento, iniciou-se a preparação do país para esse grande evento:dez novos estádios foram construídos nas oito cidades que acolheram os jogos. Todo este processo deu vida às cidades de Braga,Guimarães,Porto,Aveiro,Coimbra, Leiria, Lisboa e Faro.

A selecção nacional atingiu a final de um campeonato europeu de futebol, tendo este feito sido motivo de orhulho para os portugueses.

Nobel da Literatura


Em 1998, José Saramago vê a sua carreira de escritor reconhecida internacionalmente com um dos mais destacados prémios- o Nobel da Literatura.Muitas foram as reacções de alegria, reconhecimento e indignação por esta atribuição do prémio.

José Saramago é o autor de Memorial do Convento, O ano da morte de Ricardo Reis e de O Evangelho segundo Jesus Cristo, entre muitas outras obras.

EXPO98




Lisboa acolheu a exposição internacional após ter rivalizado com Toronto para a sua realização.


A Exposição Internacional de Lisboa teve como tema principal os Oceanos, a fim de festejar o aniversário do 5º centenário da chegada de Vasco da Gama à Índia.Ocupou uma área de 25 hectares na zona oriental de Lisboa que sofreu grandes remodelações.


A EXPO98 teve a participação de 146 países e 14 organizações distribuídos por 132 dia de festa a que assistiram milhões de visitantes.

Orgulho nacional


Amália Rodrigues


Amália inicia-se como cantora em 1939 no Retiro da Severa, em Lisboa.A sua voz timbrada e melodiosa enche as principais casas de espectáculos internacionais levando a voz de Portugal a todo o Mundo.

Amália viria a falecer em Outubro de 1999, levando grande parte da população portuguesa a prestar-lhe uma última homenagem num funeral como nunca antes visto no nosso país.

Tratado de Maastricht







No Tratado de Maastricht, assinado em 1991, os países membros concorda com:






  • o estabelecimento dos princípios básicos da União Europeia;



  • a concretização do ideal de União Europeia: a abolição de fronteiras e adopção de uma moeda única(o euro);



  • o reforço dos poderes do Parlamento Europeu;



  • a criação da cidadania da União Europeia.

Espaços em que Portugal se integra...



Adesão de Portugal à CEE








A 1 de Janeiro de 1986 Portugal tornou-se membro da Comunida Económica Europeia(CEE).Aproveitou uma conjuntura favorável e que se traduziu na conjugação de três factores:



  • baixa de preços do petróleo no mercado internacional;

  • quebra da cotação do dólar;

  • entrada de fundos comunitários com vista à modernização da economia e à concretização do Mercado Único Europeu.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

O agrupamento das actividades













































  • O sector primário agrupa as actividades extractivas, ou seja, as actividades que extraem produtos da Natureza.Exemplos: agricultura.pecuária, pesca,etc.








  • O sector secundário reúne todas as actividades transformadoras, as quais transformam produtos naturais ou outras matérias- primas em novos produtos.Exemplos:indústrias, construção civil,etc.








  • O sector terciário engloba as actividades que prestam serviços indispensáveis ao conforto e bem-estar das pessoas.Exemplos: comércio,transportes, saúde,seguros, ensino,etc.

As actividades económicas
















População activa e não activa


Toda a gente tem necessidade, no seu dia-a-dia, de certos bens que consome e de serviços que usa.
  • as pessoas que têm uma profissão e recebem um salário pelo trabalho que desenvolvem constituem a população activa.Incluem-se na população activa as pessoas que têm uma profissão mas que perderam o emprego e, por isso, estão no desemprego.





  • as pessoas que não têm uma profissão e, portanto, não recebem salário constituem a população não activa.Esta população é formada pelos estudantes, os reformados e as pessoas que, como as donas de casa, apesar de trabalharem para a família não recebem salário.