sexta-feira, 13 de março de 2009

O Estado Novo...6º ano é para estudar!












O ESTADO NOVO
1928 – Com a condição de controlar os gastos dos outros Ministérios, o Dr. Oliveira Salazar aceitou ser Ministro das Finanças a pedido do Presidente da República, Marechal Carmona.

A política de poupança que impôs, aumentando os impostos e reduzindo as despesas de todos os ministérios, permitiu-lhe terminar o seu primeiro ano de governo com um saldo financeiro positivo.

1932 – Salazar tornou-se Primeiro Ministro.

Obras públicas:
Com o objectivo de desenvolver o país, Salazar leva a cabo uma série de obras públicas:
Aproveitamento hidráulico, comunicação, justiça, saúde, cultura, educação e desporto.

1933 – Aprovação de uma nova constituição que criou o Estado Novo:
O governo passa a ter mais poder;
Diminuem as liberdades e direitos dos cidadãos:
- não podiam organizar-se livremente em partidos políticos;
- não podiam escolher deputados;
- não podiam associar-se em sindicatos;
- não podiam escrever ou dizer o que pensavam.

Por isso, dizemos que Salazar governava em ditadura, controlando tudo e todos.


Com esse objectivo criou:
· Partido único chamado União Nacional;
· Censura (nenhum livro, artigo de jornal ou imagem podia ser publicado ou difundido sem antes ter passado pela fiscalização dos censores.
· Polícia Política – P.I.D.E.
· Campanhas de propaganda a favor do governo, feitas através:
- Livros escolares;
- Mocidade Portuguesa (dos 11 aos 14 anos);
- Imprensa, rádio e televisão.

OPOSIÇÃO POLÍTICA

A partir de 1945, quando os países democráticos europeus saíram vencedores da 2ª Guerra Mundial, Salazar viu-se forçado por pressões internacionais a permitir que os seus adversários participassem na vida do país. Pela primeira vez em vinte anos, marcou eleições onde a oposição podia intervir. Contudo, não lhe deu condições para sair vitoriosa:
- Não tinham liberdade de fazer campanha política;
- Listas de eleitores falseadas;
- Não havia fiscalização no momento da contagem dos votos.






Um episódio da oposição






Em 1958, nas eleições para a Presidência da República, Humberto Delgado conseguiu ter muitos votos e foi uma ameaça ao candidato da União Nacional, Américo Tomás. Em 1965, o “General Sem Medo”, Humberto Delgado foi assassinado pela PIDE.

Nos anos 60 cresceram os movimentos de contestação ao regime: greves, revoltas e manifestações envolveram militares e civis, nomeadamente estudantes e alguns católicos.

1968 – Salazar, gravemente doente, foi substituído por Marcelo Caetano na presidência do Conselho de Ministros.

EM ÁFRICA, A GUERRA COLONIAL






A partir do fim da 2ª Guerra Mundial, os povos colonizados pelos países europeus obtiveram a pouco e pouco a sua independência de uma forma pacífica ou através da luta armada. Os povos das colónias portuguesas vendo que outros tinham obtido a liberdade, também a quiseram. Porém, Salazar recusava admitir tal hipótese.
1961 – Início da guerra em Angola.
1963 – Início da guerra na Guiné.
1964 – Em Moçambique, a FRELIMO iniciou a luta armada contra Portugal.

Durante 13 anos, Portugal travou uma luta desgastante nestes três territórios – Guerra Colonial. Morreram mais de oito mil soldados portugueses e cerca de vinte e oito mil ficaram feridos ou mutilados. Esta guerra só terminou com a mudança de regime português em 25 de Abril de 1974.

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá setôra Teresa!
Saudades é o que posso dizer, não só da setôra, mas também das suas aulas e da matéria.
E devo afirmar que esta expressão utilizada pela setôra como título da postagem ("6ºano é para estudar!"), fez-me lembrar as aulas de Formação Cívica em que a setôra comentava que não andávamos a estudar nada!
Mas pronto... E para a setôra não dizer que nós não vimos aqui (ao seu blogue), eu deixei um comentário.
Acredite que temos muitas saudades, como referi acima, mas temos saudades da Professora de HGP e FC e também da Directora de Turma, não que eu poça dizer que este ano me "calhou" uma Directora de Turma má! Até porque gostamos imenso dela e gostávamos que ela continua-se na escola para o ano e depois... Mas quero que saiba que temos muitos professores que dizem que gostam muito de nós! Como por exemplo a setôra de Inglês que diz que somos a melhor turma dela, a setôra de Fisico-Química, logo no início do ano disse que eramos a melhor turma de 7ºano, a setôra de Matemática!... Mas é claro que no ano passado, definitivamente, nós eramos "paspalhões"! Enfim!
Só que contituámos (infelizmente) a ter uns "tristes" na turma! Como por exemplo o Sérgio que não faz nada, o Anthony que como sempre no 1.º período está com uma média boa e no 2.º periodo, "XAU XAU MARIA".
EEENNNFFFIIIIMMMM1
E depois temos alguns professores que estam habituados a dar aulas ao 9.ºano e depois não explicam muito bem, pois pensam que estam a dar aulas a alunos que tem um grau de inteligência igual a um aluno de 9ºano com nivel 3...
Mas, falando por mim, até m tenho safado mais ou menos, mas...
Saudades. Rui Leite, 7ºB 2008/2009

Anônimo disse...

ola professora ana maria magalhaes espero que passasse umas boas ferias de pascoa e que o coelhinho lhe troxesse muitos ovinhos de pascoa a mim trouxeme mas nao mercia poque a negativa de historia estragou-me a pauta .
eu sou a sara teixeira do 6ºa e ate segunda feira boa noite

Anônimo disse...

boa noite setora
ass:pedro silva

Anônimo disse...

ola setora espero que o teste seja facil ja estudei xaaaaauuuu.

ass: tiago guimarães

Anônimo disse...

Olá setôra espero que o teste seja fasil,porque estou farta de estudar.
Esses 15 minutos têm que passar nuinstante.
Setora agora vou acabar o meu estudo.
Xão!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!