sábado, 24 de outubro de 2009

O transporte de escravos...




A partir da segunda metade do século XVI, começaram a ser trazidos para a América os africanos como escravos em número expressivo para a exploração sistemática de sua mão-de-obra. A opção pelo africano se deu por algumas supostas vantagens: maior resistência física às epidemias e maiores conhecimentos em trabalhos artesanais e agrícolas. A opção pelo escravo africano se deu também porque o tráfico dava lucros, era uma das atividades mais lucrativas do sistema colonial. Para facilitar, nem o Estado nem a igreja católica condenavam a imposição da escravidão aos africanos.
Os portugueses transportavam os escravos em suas caravelas vindas da África. O número de escravos embarcados dependia da capacidade da embarcação. Nas caravelas, os portugueses transportavam até 500 cativos. Um pequeno navio podia transportar até 200 escravos, um navio grande até 700.
A bordo, todos os escravos eram marcados a ferro no ombro ou na coxa. Embarcados, os cativos são acorrentados até que se perca de vista a costa da África. Os navios negreiros embarcavam mais homens do que mulheres. O número de crianças era inferior, de 3% a 6% dos embarcados.

4 comentários:

Anônimo disse...

ada setôra por ter tido a preocupação de pôr no seu blog a matéria de história vai-me ajudar imenso.


Atenciosamente

Joana Ribeiro 6ºA Nº16

Anônimo disse...

Setôra ao fazer o comentário anterior enganei-me e escrevi ada em vez de obrigada.................


: - )
joana ribeiro 6ºa nº16

Anônimo disse...

ola professora daqui e a sara do 6ºc gostei muito de ver como se dedica a este blog este resumo vai me servir para aprender novas tecnicas de resumo.... beijo da sua aluna do 6ºc

Anônimo disse...

A stora tem tanta paciencia para nós e ten um gosto por nós que mais ninguem.
Eu tive uma grande sorte de ficar com a stora para todo o ano.
Comentário de José Fernando do 6ªA.