sábado, 13 de fevereiro de 2010

A queda da monarquia




Razões da queda da Monarquia:
o Atraso do desenvolvimento agrícola e industrial;
o O país tinha grandes dívidas;
o A maior parte da população vivia mal;
o Grande agitação e falta de liberdade;
o Portugal, depois da independência do Brasil, organizou viagens de exploração em África, com o objectivo de dominar as terras compreendidas entre Angola e Moçambique. Em 1886, Portugal apresentou um mapa (mapa cor-de-rosa), onde constavam os territórios a que se julgava com direitos. A Inglaterra opôs-se à pretensão de Portugal e, em 1890, enviou um ultimato, exigindo que os portugueses abandonassem esses territórios, sob pena de declaração de guerra. O rei D. Carlos e o governo aceitaram a exigência britânica, deixando o país numa posição humilhante;
o Promessas do Partido Republicano:
- Melhores condições de vida;
- Liberdade.
Escreve uma frase sobre o Ultimato inglês, utilizando as palavras e expressões: Portugal,Grã- Bretanha,conflito,territórios entre Angola e Moçambique, cedeu, mapa cor-de-rosa.

5 comentários:

Anônimo disse...

Os ingleses podiam ser mais amigáveis!!!!




Inês Dias
6ºA
nº14

Anônimo disse...

Portugal, após a independência do Brasil, organizou viagens de exploração em África com o objectivo de dominar as terras compreendidas entre Angola e Moçambique. Em 1886,apresentou o mapa cor-de-rosa, onde constatava os territórios que achavam que tinham direitos. Mas Inglaterra opôs-se, e enviou o ultimato inglês, logo ouve um conflito. Portugal cedeu. Os portugueses sentiram-se muito humilhados. Inventaram várias canções mas hoje em dia a mais conhecida é a portuguesa, recentemente hino de Portugal, contra os ingleses mais propriamente contra as pessoas da Grã-Bretanha.

Beijinhos da Sara do 6ºC

Anônimo disse...

Concordo com a Inês, os ingleses podiam ser bonzinhos comnosco...Secalhar não se lembraram da antiga aliança que tinhamos com eles,estabelecida por D.Fernando em 1373, que foi confirmada e reforçada por D.João I no tratado de Windsor em 1386.


bjs da sua aluna Joana do 6ºc Nº9

Anônimo disse...

olá professora acho eta matéria dos ingleses muito intressante................e muito fixe!!!






Tânia6c n17

Anônimo disse...

Gostei de vir ca vou passar mais vezes...!




Pedro 6ªA Nª23