segunda-feira, 14 de março de 2011

O que é...Peste Negra?







Em meados do século XIV a Europa foi marcada por muita dor, sofrimento e morte.






A Peste Bubonica, que foi apelidada pelo povo de Peste Negra, matou cerca de um terço da população europeia. A doença mortal não escolhia vítimas. Reis, príncipes, senhores feudais, artesãos, servos, padres entre outros foram contagiados pela peste.




Nos porões dos navios de comércio, que vinham do Oriente, entre os anos de 1346 e 1352, chegavam milhares de ratos. Estes roedores encontraram nas cidades europeias um ambiente favorável, pois estas possuíam condições precárias de higiene. O esgoto corria a céu aberto e o lixo acumulava-se nas ruas. Rapidamente a população de ratos aumentou significativamente.Estes ratos estavam contaminados com a bactéria Pasteurella Pestis. E as pulgas destes roedores transmitiam a bactéria aos homens através da picada. Os ratos também morriam da doença e, quando isto acontecia, as pulgas passavam rapidamente para os humanos para obterem seu alimento, o sangue.Após adquirir a doença, a pessoa começava a apresentar vários sintomas: primeiro apareciam nas axilas, virilhas e pescoço vários bubos (bolhas) de pus e sangue. Em seguida, vinham os vómitos e febre alta. Era questão de dias para os doentes morrerem, pois não havia cura para a doença e a medicina era pouco desenvolvida.






Relatos da época mostram que a doença foi tão grave e fez tantas vítimas que faltavam caixões e espaços nos cemitérios para enterrar os mortos. Os mais pobres eram enterrados em valas comuns, apenas enrolados em panos.






O preconceito com a doença era tão grande que os doentes eram, muitas vezes, abandonados, pela própria família, nas florestas ou em locais afastados. A doença foi sendo controlada no final do século XIV, com a adopção de medidas higiénicas nas cidades medievais.

17 comentários:

Anônimo disse...

A Peste Negra era uma doença que era contagiosa que podia até matar pessoas.


Andreia Catarina 5ºE Nº5

Anônimo disse...

Olá professora Teresa Seixas. Eu acho a peste negra muito importante para a nossa história, pois a peste negra contaminava-se por todas as pessoas. quando essas pessoas "morriam" quem e que os enterrava nos seus caixoes???

Diana Isabel 5ªE nª11

Anônimo disse...

A peste negra surgiu no sec xiv e esse século foi dos piores que portugal passou morreram várias pessoas com a peste negra



André e Francisco 5e numeros 4 e 14

Anônimo disse...

PROFESSORA A PESTE NEGRA E MUITO IMPORTANTE PARA A NOSSA HISTORIA.







ANDREIA MANUELA 5E N7

Anônimo disse...

como surgiu a peste negra? como é que ela era?


miguel n15 5 e

Anônimo disse...

A peste negra é uma doença contagiosa e nesse tempo muita gente morria,pois não se alimentavam bem.





Andreia Duarte nº6 5ºE

Anônimo disse...

a peste negra e ruh

Anônimo disse...

A Peste Negra era uma doença provocada por mordeduras de pulgas das ratazanas e era também extremamente contagiante.



Bárbara e João A. 5ºE

Anônimo disse...

A peste negra era contagiosa e passava de pessoa em pessoa.

Do seu aluno:
José Pedro 5ºE Nº16

Anônimo disse...

SªProfessora acho o que escreveu incrivel.Gostava de ser como você tão intelegente.Obrigada por tudo.

Andreia Filipa
nº4 5ºC

Anônimo disse...

professora tesesa seixas gostamos muito desta materia de historia esta doença muito contagiosa e pode causar muitas mortes


Beijinhos

Bruna nª5 Maria Nª14 5ªC

Anônimo disse...

Olá professora Teresa.A Peste Negra veio do Oriente, onde atingiu milhares de pessoas da Europa entre o ano 1348 e 1352.
A Peste Negra veu a partir da falta de higiene e a fraca alimentação das pessoas.
A Peste Negra era uma doença muito perigosa.

Ana Rita Mendes
5ºE Nº2

Anônimo disse...

A peste negra foi uma doença contagiosa gostava de não ter vivido naquela época e onde metiam as pessoas mortas eu sou a Maria do quinto É

Anônimo disse...

Adorei esta materia professora ,porque a peste negra foi uma doença com carater pulmonar , febres altas e tumores negros no corpo ,morreu um terço de habitantes á falta de higiene e da alimentação.

André 5ºC Nº2

Anônimo disse...

A Peste Negra foi uma doença má que matou muita gente, ainda bem que hoje já não há essa doença contagiosa.
Rute 5º B

Anônimo disse...

A Peste Negra era uma doença contigiosa que fazia enchaços na pele.
Morriam pessoas por causa da peste negra.


ASSI:Martinha 5ºB

Anônimo disse...

A peste Negra era uma doenca mesmo das piores, era contagiosa e por vezes ate matava as pessoas. Finalmente agora nao a, mas tambem a varias doencas muito graves:(!E tambem morre muita gente! Helena 6A N8 "Obrigada professora o seu blog e muito intressante e aprndemos varias coisas".