
Diário/apontamento/reflexão de uma professora de História,que gosta de ler e contar muitas histórias!!!
domingo, 15 de junho de 2008
E chegou ao fim mais um ano lectivo...



Caros alunos do 6º ano, turmas A, B, D, E-amorosos,bonitos,dedicados,espectaculares...pois é chegaram as férias .
Aqui fica um simples conselho: Deves viver a tua vida.E se queres chegar à felicidade deves conquistá-la.Ninguém pode fazer isso por ti.
Ofereço-vos virtualmente algo de que gosto muito: gelados, chocolates e livros.
BOAS FÉRIAS!!!
Campeonato Europeu de Futebol- Euro 2004

Após a candidatura em 1998, Portugal foi escolhido, em 1999, pela UEFA, para organizar o12º Campeonato Europeu de Futebol.A partir desse momento, iniciou-se a preparação do país para esse grande evento:dez novos estádios foram construídos nas oito cidades que acolheram os jogos. Todo este processo deu vida às cidades de Braga,Guimarães,Porto,Aveiro,Coimbra, Leiria, Lisboa e Faro.
A selecção nacional atingiu a final de um campeonato europeu de futebol, tendo este feito sido motivo de orhulho para os portugueses.
Nobel da Literatura

Em 1998, José Saramago vê a sua carreira de escritor reconhecida internacionalmente com um dos mais destacados prémios- o Nobel da Literatura.Muitas foram as reacções de alegria, reconhecimento e indignação por esta atribuição do prémio.
José Saramago é o autor de Memorial do Convento, O ano da morte de Ricardo Reis e de O Evangelho segundo Jesus Cristo, entre muitas outras obras.
EXPO98


Lisboa acolheu a exposição internacional após ter rivalizado com Toronto para a sua realização.
A Exposição Internacional de Lisboa teve como tema principal os Oceanos, a fim de festejar o aniversário do 5º centenário da chegada de Vasco da Gama à Índia.Ocupou uma área de 25 hectares na zona oriental de Lisboa que sofreu grandes remodelações.
A EXPO98 teve a participação de 146 países e 14 organizações distribuídos por 132 dia de festa a que assistiram milhões de visitantes.
Orgulho nacional

Amália Rodrigues
Amália inicia-se como cantora em 1939 no Retiro da Severa, em Lisboa.A sua voz timbrada e melodiosa enche as principais casas de espectáculos internacionais levando a voz de Portugal a todo o Mundo.
Amália viria a falecer em Outubro de 1999, levando grande parte da população portuguesa a prestar-lhe uma última homenagem num funeral como nunca antes visto no nosso país.
Tratado de Maastricht



No Tratado de Maastricht, assinado em 1991, os países membros concorda com:
- o estabelecimento dos princípios básicos da União Europeia;
- a concretização do ideal de União Europeia: a abolição de fronteiras e adopção de uma moeda única(o euro);
- o reforço dos poderes do Parlamento Europeu;
- a criação da cidadania da União Europeia.
Espaços em que Portugal se integra...

Adesão de Portugal à CEE
A 1 de Janeiro de 1986 Portugal tornou-se membro da Comunida Económica Europeia(CEE).Aproveitou uma conjuntura favorável e que se traduziu na conjugação de três factores:
- baixa de preços do petróleo no mercado internacional;
- quebra da cotação do dólar;
- entrada de fundos comunitários com vista à modernização da economia e à concretização do Mercado Único Europeu.
segunda-feira, 2 de junho de 2008
O agrupamento das actividades








- O sector primário agrupa as actividades extractivas, ou seja, as actividades que extraem produtos da Natureza.Exemplos: agricultura.pecuária, pesca,etc.
- O sector secundário reúne todas as actividades transformadoras, as quais transformam produtos naturais ou outras matérias- primas em novos produtos.Exemplos:indústrias, construção civil,etc.
- O sector terciário engloba as actividades que prestam serviços indispensáveis ao conforto e bem-estar das pessoas.Exemplos: comércio,transportes, saúde,seguros, ensino,etc.
As actividades económicas



População activa e não activa
Toda a gente tem necessidade, no seu dia-a-dia, de certos bens que consome e de serviços que usa.
- as pessoas que têm uma profissão e recebem um salário pelo trabalho que desenvolvem constituem a população activa.Incluem-se na população activa as pessoas que têm uma profissão mas que perderam o emprego e, por isso, estão no desemprego.
- as pessoas que não têm uma profissão e, portanto, não recebem salário constituem a população não activa.Esta população é formada pelos estudantes, os reformados e as pessoas que, como as donas de casa, apesar de trabalharem para a família não recebem salário.
Assinar:
Postagens (Atom)