segunda-feira, 14 de julho de 2008

Desafio para as férias


14 de Julho- dia importante na História universal.Porquê???

Pista:Revolução Francesa.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ana Pinto 6ºA Nº4

Por acaso eu sei porque a minha prima é francesa e já me disse que no dia 14 de juho era friado lá e até me perguntou se também era friado aqui em Portugal e eu:
"Era bom era..."
Mas para ter mais informações sobre esse dia fui pesquisar no google...
Aqui está:

Geralmente associada à tomada da Bastilha em 14 de julho de 1789 (vitória do povo contra a monarquia), a festa da República francesa só foi oficializada em 6 de julho de 1880.
Gambetta, na 3ª República, decide celebrar as fundações do regime. Por proposta de Benjamin Raspail, então deputado, a lei de 6 de julho de 1880 faz do 14 de julho a festa nacional da República, cuja celebração havia sido abandonada.
Desde o início é enfatizado o caráter patriótico e militar da manifestação, a fim de mostrar a recuperação da França após a queda em 1870. Todos os municípios participam. A festa começa com a tradicional procissão aos “flambeaux” na noite de 13 de julho. No dia seguinte, os sinos das igrejas ou os salves anunciam o desfile, seguido de um almoço, espetáculos e jogos. Os bailes e os fogos de artifício encerram a festa.
Até hoje a festa do 14 de julho é um grande sucesso. Em Paris, o tradicional desfile militar na Champs-Elysées é minuciosamente preparado. Na França inteira há bailes, luzes e fogos de artifício.

Vê como eu sou boa aluna...
...Lol...
Agora a stora vai dizer:
"Uau esta aluna merece ser recompensada, está provado é a melhor aluna do século!!! Passou no desafio das férias..."
Ha!ha!ha!
E agora para a stora me recompensar leveva-me consigo para o spa!
Estou a brincar...
Xau

Anônimo disse...

Não me parece que na França seja «friado» porque estamos em pleno verão, mas a miúda está no bom caminho. Espero que ela, no próximo ano lectivo, goste de estudar a língua do tal da foto.
Vive la France!
Bonnes vacances! Attention aux turcs!


Coisinha

Anônimo disse...

Ana Pinto 6ºA Nº4

Stora eu e os meus primos estavamos a discutir sobre os movimentos dos continentes e como ninguém tinha uma explicação óvia decidimos dar um saltinho á net e pesquisar sobre os movimentos dos continentes... Eis o que encontramos:

Já alguma vez ouviste falar na "Teoria da Deriva dos Continentes"? Esta teoria parte do princípio que a Terra está em constante movimento, nomeadamente os continentes, as montanhas e o próprio fundo dos oceanos.Imagina uma piscina cheia de água gelada, com uma placa e gelo apenas com alguns centímetros de espessura. Se houver movimento na piscina, a placa parte-se em pedaços mais pequenos, que se mexem. A crosta da Terra é muito semelhante às placas de gelo, mas que aí chamam-se placas tectónicas. As placas tectónicas, os grandes continentes, estão em movimento constante. Sabes porquê? Porque o interior do nosso planeta é muito quente e o calor está sempre a tentar sair (o interior da Terra chama-se núcleo e liberta magma). Claro que nós só notamos que o magma existe quando os vulcões o libertam. Cada vez que o magma é libertado, as placas tectónicas movem-se. Algumas vão-se movendo no mesmo sentido, e vão deslizando juntas, mas outras movem-se em sentidos contrários. É assim que as ilhas e as montanhas se vão formando: as placas deslizam e crescem por causa da libertação do magma.
Sabias que os 7 continentes do mundo formam apenas 30% da superfície da Terra? O resto é água. A "Teoria da Deriva dos Continentes" diz que, há muitos milhões de anos, o nosso planeta tinha um único continente, a Pangeia, que se foi dividindo em outros mais pequenos por causa do movimento das placas.



Se a stora é professora de História deve achar isto interessante...
Bj`s