sábado, 1 de dezembro de 2007

A revolta do 1º de Dezembro de 1640


No ano de 1580, com a morte de D. Sebastião na batalha de Alcácer- Quibir ,o trono português fica sem herdeiros, em virtude do nosso rei ter morrido solteiro e sem filhos.Sucede-lhe no trono seu tio-avô, cardeal D. Henrique, já de idade muito avançada.Quando, em 1580, o cardeal morre sem sucessor, foram os netos de D. Manuel I que se apresentaram como principais pretendentes ao trono português: D. Filipe, rei de Espanha;D. António, prior do Crato e D. Catarina, duquesa de Bragança.Venceu o mais forte- D. Filipe.

Após, 60 anos de reinado filipino ( foram três os reis "Filipe" que nos governaram), no dia 1 de Dezembro de 1640, alguns nobres portugueses vão ao Paço da Ribeira, matam o secretário de Estado, D. Miguel de Vasconcelos, e prendem a duquesa de Mântua, que era a representante do rei de Espanha em Portugal.

Passados apenas quinze dias da revolta,realizaram-se Cortes em Lisboa. Nestas cortes, a nobreza, o clero e o povo aclamaram rei de Portugal D. João, duque de Bragança.

D. João IV, duque de Bragança, era neto de D. Catarina, um dos pretendentes ao trono em 1580. D. João IV,inicia a Dinastia de Bragança.


Nenhum comentário: