segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

RTP1-Domingo é para ver!!!







"Conta-me como foi" é uma série de ficção adaptada da série espanhola “Cuentame como pasó”. A ficção acompanha o quotidiano de uma família de classe média, os Lopes, que habitam um andar de um bairro social na Lisboa do final dos anos 60. António, o pai, Margarida, a mãe, Hermínia, a avó, Toni, Isabel e Carlos, os filhos, vivem com dificuldades financeiras, que ainda assim permitem a aventura de comprar uma televisão. Um”novo elemento da família” que vai ocupar lugar de destaque na casa dos Lopes.É a voz adulta de Carlos, o filho mais novo, com 8 anos em 1968, que narra “Conta-me como foi”. É através do seu olhar de criança, que nos é contada a história da família e também de factos sociais, económicos, políticos, episódios da História do país e do mundo.Recorrendo a arquivos e reconstituições de conteúdos da rádio e da televisão, companheiros sempre presentes na sala e na vida dos Lopes, a narrativa de Carlos torna-se mais viva e mais autêntica. Apresentam-se na história a evolução da moda, da roupa aos cabelos, as inovações tecnológicas, novos produtos, publicações periódicas, carros e motas... as coisas de um tempo em que telemóveis com máquina fotográfica não seriam mais do que simples alucinação futurista e em que os jovens pensavam no Festival da Canção em vez de em coloridas séries juvenis."Conta-me como foi" retrata, acima de tudo, o modo de viver e pensar de uma sociedade ainda fechada sobre si, os papéis e as ambições sociais de homem e mulher, de jovens e idosos, os tabus de uma época e a gradual e desconfiada abertura a novas mentalidades."Conta-me como foi" tem o objectivo de retratar, em forma de ficção, a vida e o país desde 1968.

8 comentários:

Anônimo disse...

professora teresa,eu raramente vejo,mas pelo que li parece me interessante........

professora prometo tentarei ver...

bj

joana 6ºC Nº9

Anônimo disse...

Professora,vou ser sincera, não tenho visto a séria, mas os episódios que já vi -gostei muito e posso confirmar o que escreveu...

bj.

Francisca Pinto nº12 6ºA

Anônimo disse...

Olá setôra...
Gosto muito desta série,a minha turma como lhe disse na aula não a acompanha.Vamos tentar ver o Conta-me como foi. como a profe disse esta irá ajudar-nos no período que vamos dar a seguir - o Estado Novo

Nuno Teixeira,nº 11, 6º C

Anônimo disse...

OLa setora.
Gosto muito desta serie e acho-a muito interessante:) .............


Rui Jorge 6ºc nº13

Anônimo disse...

eu vejo as vezes.
jose fernando 6a n19

Anônimo disse...

ola professora.


Não vou mentir,se vi uma ou duas vezes esta serie foi muito.. mas tentarei ve-la de ves em quando. Afinal nunca saberei se gosto sem experimentar. E se a professora diz que e bom para nos, eu acredito..



beijos da Sara do 6ºC

Anônimo disse...

olá stora
Esta serie é muito fixe. Vejo-a quase todos os Domingos.
Um dos episodios que eu mais gostei foi quando o Carlos queria crescer e para isso foi pedir ajuda aos amigos para o esticarem.
espero que esta série continue, pois é para as pessoas verem como era a vida á alguns anos atrás...


Sérgio Teixeira 6ºc nº16

Anônimo disse...

Esta série é divertida, porque, às vezes ao domingo cvostumo ver, mas, nem sempre!!!


Vou tentar ver mais vezes......

Beijinhos...


Ana Isabel Nº1 6ºB