"Conta-me como foi" é uma série de ficção adaptada da série espanhola “Cuentame como pasó”. A ficção acompanha o quotidiano de uma família de classe média, os Lopes, que habitam um andar de um bairro social na Lisboa do final dos anos 60. António, o pai, Margarida, a mãe, Hermínia, a avó, Toni, Isabel e Carlos, os filhos, vivem com dificuldades financeiras, que ainda assim permitem a aventura de comprar uma televisão. Um”novo elemento da família” que vai ocupar lugar de destaque na casa dos Lopes.É a voz adulta de Carlos, o filho mais novo, com 8 anos em 1968, que narra “Conta-me como foi”. É através do seu olhar de criança, que nos é contada a história da família e também de factos sociais, económicos, políticos, episódios da História do país e do mundo.Recorrendo a arquivos e reconstituições de conteúdos da rádio e da televisão, companheiros sempre presentes na sala e na vida dos Lopes, a narrativa de Carlos torna-se mais viva e mais autêntica. Apresentam-se na história a evolução da moda, da roupa aos cabelos, as inovações tecnológicas, novos produtos, publicações periódicas, carros e motas... as coisas de um tempo em que telemóveis com máquina fotográfica não seriam mais do que simples alucinação futurista e em que os jovens pensavam no Festival da Canção em vez de em coloridas séries juvenis."Conta-me como foi" retrata, acima de tudo, o modo de viver e pensar de uma sociedade ainda fechada sobre si, os papéis e as ambições sociais de homem e mulher, de jovens e idosos, os tabus de uma época e a gradual e desconfiada abertura a novas mentalidades."Conta-me como foi" tem o objectivo de retratar, em forma de ficção, a vida e o país desde 1968.
8 comentários:
professora teresa,eu raramente vejo,mas pelo que li parece me interessante........
professora prometo tentarei ver...
bj
joana 6ºC Nº9
Professora,vou ser sincera, não tenho visto a séria, mas os episódios que já vi -gostei muito e posso confirmar o que escreveu...
bj.
Francisca Pinto nº12 6ºA
Olá setôra...
Gosto muito desta série,a minha turma como lhe disse na aula não a acompanha.Vamos tentar ver o Conta-me como foi. como a profe disse esta irá ajudar-nos no período que vamos dar a seguir - o Estado Novo
Nuno Teixeira,nº 11, 6º C
OLa setora.
Gosto muito desta serie e acho-a muito interessante:) .............
Rui Jorge 6ºc nº13
eu vejo as vezes.
jose fernando 6a n19
ola professora.
Não vou mentir,se vi uma ou duas vezes esta serie foi muito.. mas tentarei ve-la de ves em quando. Afinal nunca saberei se gosto sem experimentar. E se a professora diz que e bom para nos, eu acredito..
beijos da Sara do 6ºC
olá stora
Esta serie é muito fixe. Vejo-a quase todos os Domingos.
Um dos episodios que eu mais gostei foi quando o Carlos queria crescer e para isso foi pedir ajuda aos amigos para o esticarem.
espero que esta série continue, pois é para as pessoas verem como era a vida á alguns anos atrás...
Sérgio Teixeira 6ºc nº16
Esta série é divertida, porque, às vezes ao domingo cvostumo ver, mas, nem sempre!!!
Vou tentar ver mais vezes......
Beijinhos...
Ana Isabel Nº1 6ºB
Postar um comentário