sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Primeira travessia aérea do Atlântico Sul



GAGO COUTINHO E SACADURA CABRAL


CARLOS VIEGAS GAGO COUTINHO
Almirante da armada portuguesa, historiador, matemático e geógrafo. Nasceu em Lisboa (1869-1959). Com Sacadura Cabral fez a travessia aérea do Atlântico Sul, pela primeira vez. Inventou também o sextante que tem o seu nome e que o tornou admirado na aeronáutica mundial. Autor de trabalhos geográficos e históricos, principalmente acerca das navegações dos Portugueses: Tentativa de Interpretação Simples da Teoria da Relativa Restrita; O Roteiro da Viagem de Vasco da Gama e a suas versão nos Lusíadas; Passagem do Cabo Bojador; Influencia Que as Primitivas Viagens Portuguesas à América do Norte Tiveram sobre o Descobrimento das Terras de Santa Cruz; etc..


ARTUR SACADURA FREIRE CABRAL


Oficial de marinha e arrojado aviador, nasceu em Celorico da Beira em 1880. Com o Almirante Gago Coutinho , fez a primeira travessia do Atlântico Sul, em avião, tendo saído de Lisboa e chegado ao Rio de Janeiro, depois de peripécias dramáticas. Morreu de desastre no mar do Norte, em Novembro de 1924, quando voava em direcção a Lisboa, pilotando um avião que caiu. Não foi encontrado o seu cadáver.


UM DOS GRANDES FEITOS
Gago Coutinho ficou conhecido internacionalmente em 1922, ao realizar, também com Sacadura Cabral, a primeira viagem aérea entre a Europa e a América do Sul. Em 1943, a bordo do veleiro Foz do Douro, refez a rota de Pedro Álvares Cabral na viagem que culminou com a descoberta do Brasil.
Pesquisador da aeronavegação, escreveu trabalhos sobre as viagens de Cabral e Vasco da Gama e o livro A náutica dos descobrimentos (1951). Membro da Academia de Ciências de Lisboa e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, recebeu a grã-cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. Morreu em Lisboa, em 18 de fevereiro de 1959.



Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul - 1922
Tripulantes
Sacadura Cabral (piloto)
Carlos Viegas Gago Coutinho (navegador)
Avião
Fairey III-D
Tempo voado
62 horas e 26 minutos
Distância
8 383 km
Partida
30 de Março de 1922 (Quinta feira)
Chegada
17 de Junho de 1922 (Sábado)

Etapas
Las Palmas (Canárias)
Gando
S.Vicente
S.Tiago
Penedos de S.Pedro e S. Paulo
Fernando de Noronha
Recife
Baia
Porto Seguro
Vitória e Rio de Janeiro

O SEXTANTE DE GAGO COUTINHO
Se não bastassem os feitos épicos sensacionais do Almirante Gago Coutinho, a adaptação que fez ao chamado sextante primitivo, fez com que entrasse definitivamente para a galeria dos grandes inventores.
O sextante, como podem deduzir pelo nome, é a sexta parte dum circulo, ou arco de 60 graus. É um instrumento de reflexão empregado a bordo, principalmente dos navios, para tomar ângulos e medir a altura do horizonte. O limbo (parte exterior graduada) dos sextantes é igual à sexta parte do circulo e está dividido em 120 partes iguais.

4 comentários:

Anônimo disse...

Achei todo muito fixe



Rodrigo 6ºA

Anônimo disse...

Olá professora;a sua pagina esta muito fixe; esclareceu-me muitas duvidas.



Bjs da Filipa e do Vitor do 6ºB. :)



Xaaaaaauuu

Anônimo disse...

Olá professora;a sua pagina esta muito fixe; esclareceu-me muitas duvidas.



Bjs da Filipa e do Vitor do 6ºB. :)



Xaaaaaauuu

Anônimo disse...

Setora tem resumos sobre a matéria :os dias de hoje?


Hélène Barbosa

6ºE Nº7