domingo, 20 de abril de 2008

RECORDA...
















Descobre as figuras que se encontram por detrás de cada fotografia.





1-



  • Vivi na segunda metade do século XIX.





  • Sou o grande responsável pela revolução das vias de comunicação.





  • Criei o caminho-de-ferro em Portugal .





  • Mandei construir pontes, viadutos e túneis.





  • A política de modernização do país foi baptizada com o meu nome.










2-











  • Vivi na primeira metade do século XX.





  • Dirigi o jornal"República".





  • A mim se deve o horário de trabalho de 8 horas diárias.





  • Obriguei à criação da segurança social de doença e invalidez.





  • Fui Presidente da República de 1919 a 1923.





3-











  • Fui militar, chegando à patente de General.





  • Fui Comandante da Guarnição Militar de Braga.





  • Chefiei o golpe militar de 28 de Maio de 1926.





  • Em Maio de 1926,pus fim à 1ª República.





  • Em Julho, Carmona afastou-me de todos os cargos públicos.





4-











  • Fui Bispo do Porto.





  • Sempre lutei pela Liberdade.





  • Em 1958 escrevi uma carta a Salazar, exigindo as liberdades fundamentais para os Portugueses.





  • Vivi exilado durante 10 anos e só pude regressar a Portugal depois da morte de Salazar.





  • O meu lema era: "De joelhos diante de Deus;de pé diante dos Homens".





5-











  • No 25 de Abril, comandei as tropas de Santarém até Lisboa.





  • Na Praça do Comércio tudo fiz para que a revolução não acabasse num banho de sangue.





  • Vivi momentos de grande tensão no Quartel do Carmo, enquanto Marcelo Caetano não se rendeu.





  • Sou um dos rostos emblemáticos da revolução de Abril.





  • De mim disse Sophia de Mello Breyner" Aquele que na hora da vitória respeitou o vencido.Aquele que deu tudo e não pediu nada."





4 comentários:

Anônimo disse...

Olá setora, está tudo bem?
Como correu o 25 de Abril, temos já outro á porta, o dia 1 de Maio.
E agora vamos lá ver se acerto nos homenzinhos:
1-Fontes Pereira de Melo
2-António José de Almeida
3-Gomes da Costa
4-António Ferreira Gomes
5-Salgueiro Maia
Espero ter acertado.
O meu email é rui-1120@hotmail.com adicione-me.

Anônimo disse...

Olá,professora.Só pode vir aqui ao seu blog hoje-dia 29.
Vamos ver se me recordo!
1-Fontes Pereira De Mello;
2-António de José Almeida;
3-Gomes costa;
4-
5-Salgeiro Maia.
Não me lembro da quatro mas espero que as outras estejam certas.
Ah!Não fique priocupada com a peça porque no dia vai correr tudo bem,está bem?
Xau.

Cláudia 6ºB

Anônimo disse...

Olá stora sou eu amónica do 6D agora vou responder as preguntas:

1-Fontes Pereira de Melo

2-António José de Almeida

3-Gomes da Costa

4-António Ferreira Gomes

5-Salgueiro Maia(um dos mais conhecidos)

xau sôra e bom friado beijinhoooos.

Anônimo disse...

olá setora esta tudo

1-Fontes Pereira de Melo
2-António José de Almeida
3-Gomes da Costa
4-António Ferreira Gomes
5-Salgueiro Maia