domingo, 11 de janeiro de 2009

5º ANO...é para estudar!




A CONQUISTA DA LINHA DO TEJO

- A Reconquista portuguesa é lenta, com ocupações e percas.
- Depois do acordo de paz com o rei de Leão, em 1143, D. Afonso Henriques instalou-se com a sua corte em Coimbra. Em 1145, D. Afonso Henriques conquistou Leiria. A partir daqui os cavaleiros vão tentar conquistar Santarém e Lisboa (poderosas cidades mouras que formavam a linha do Tejo).
- Os rios eram as fronteiras naturais dos territórios (para Mouros e Cristãos), devido à travessia dos rios ser difícil e perigosa.
- Construíam-se castelos em pontos estratégicos, nas zonas onde os ataques eram frequentes.
- Em 1147 D. Afonso Henriques conquistou Santarém (tomando a cidade de assalto) e Lisboa. Na conquista de Lisboa foram auxiliados por uma poderosa armada de cruzados, vindos do Norte da Europa. A cidade foi cercada por D. Afonso Henriques e o seu exército, por terra e por rio. Ao fim de 4 meses os mouros foram vencidos pela fome e entregaram Lisboa aos Cristãos.
- De 1147 a 1148 os portugueses conquistaram mais terras para Sul, ocupando grande parte do Alentejo. Pouco depois, os mouros receberam reforços militares do Norte de África e recuperaram as terras.
- Em 1185 morreu D. Afonso Henriques.
- A Reconquista Cristã implicou a participação de quase toda a população portuguesa (o rei, ao senhores nobres, os monges guerreiros e o povo) .

Nenhum comentário: