sábado, 31 de janeiro de 2009

A rua que tem o nome do movimento revolucionário!




A Revolta de 31 de Janeiro de 1891 foi o primeiro movimento revolucionário que teve por objectivo a implantação do regime republicano em Portugal. A revolta teve lugar na cidade do Porto.


As causas
No dia 31 de Janeiro de 1891, na cidade do Porto, registou-se um levantamento militar contra as cedências do Governo (e da Coroa) ao Ultimatum inglês por causa do Mapa Cor-de-Rosa, que pretendia ligar, por terra, Angola a Moçambique. As figuras cimeiras da "Revolta do Porto" foram o capitão Leitão, o alferes Malheiro, o tenente Coelho, o dr. Alves da Veiga, o actor Verdial e Santos Cardoso, além de vultos eminentes da cultura como João Chagas, Aurélio da Paz dos Reis, Sampaio Bruno, Basílio Teles, entre outros.

Um comentário:

TRANSdesperdício disse...

Olá setora!
Este artigo está muito bom para os alunos.
Em história falamos, hoje, no Ultimato que Inglaterra fez a Portugal e que D. Carlos não pode negar. Os seus conselheiros deram-lhe a ideia de pintar no mapa a cor-de-rosa a zona que vai de Angola até Moçambique que era a mais valiosa e rica. E disse a Inglaterra que podia explorar todo o resto menos a parte cor-de-rosa. Mas eles também eram espertos e sabiam que era lá onde se encontrava a maior riqueza. Por ser aquela pequena faixa pintada a cor-de-rosa é que o mapa passou a chamar-se MAPA-COR-DE-ROSA.
Esta matéria foi muito fixe!
Bjs da
sua aluna do clube de linguas: Ana Isabel 6ºA