sábado, 24 de outubro de 2009

O transporte de escravos...




A partir da segunda metade do século XVI, começaram a ser trazidos para a América os africanos como escravos em número expressivo para a exploração sistemática de sua mão-de-obra. A opção pelo africano se deu por algumas supostas vantagens: maior resistência física às epidemias e maiores conhecimentos em trabalhos artesanais e agrícolas. A opção pelo escravo africano se deu também porque o tráfico dava lucros, era uma das atividades mais lucrativas do sistema colonial. Para facilitar, nem o Estado nem a igreja católica condenavam a imposição da escravidão aos africanos.
Os portugueses transportavam os escravos em suas caravelas vindas da África. O número de escravos embarcados dependia da capacidade da embarcação. Nas caravelas, os portugueses transportavam até 500 cativos. Um pequeno navio podia transportar até 200 escravos, um navio grande até 700.
A bordo, todos os escravos eram marcados a ferro no ombro ou na coxa. Embarcados, os cativos são acorrentados até que se perca de vista a costa da África. Os navios negreiros embarcavam mais homens do que mulheres. O número de crianças era inferior, de 3% a 6% dos embarcados.

Custódia...qual?A do Convento do Sacramento de Alcântara


Peça de ourivesaria da primeira metade do século XVIII, tem mais de duzentos quilos de prata e mede cerca de 2,2 por 1,6 metros.

Sabias que???







...as expedições dos bandeirantes podiam levar cerca de duas mil pessoas de várias condições sociais? Os homens partiam bem armados,comandados por um capitão e acompanhados de animais de carga. Caminhavam guiados por uma bandeira e ao som de tambores.

A produção de açúcar...







A produção de açúcar era uma tarefa muito dura e demorada:começava com a plantação da cana-de-açúcar nos canaviais, continuava com o corte e o transporte da cana para os engenhos e acabava com a sua transformação em açúcar. Essa transformação tinha diversas fases: a cana era triturada em moinhos, movidos pela força da água, libertando um líquido ou suco; o suco era fervido em caldeiras de cobre para obter o melaço; o melaço era colocado em formas de barro onde arrefecia e endurecia.