sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A formação do reino de Portugal - I parte







Período da reconquista cristã

Os reis cristãos tinham dificuldade em vencer os muçulmanos e pediam auxílio aos outros reinos cristãos da Europa. D. Afonso VI (rei de Leão e Castela) fez com que chegassem muitos cruzados (cavaleiros cristãos) para lutar contra os mouros.

D. Raimundo e D. Henrique de Borgonha (dois nobres cruzados franceses) destacaram-se nas lutas e casaram com as filhas de D. Afonso VI. D. Raimundo casou com D. Urraca e foi-lhe dado o Condado da Galiza. D. Henrique casou com D. Teresa e foi-lhe dado o Condado Portucalense.

D. Henrique estava dependente de D. Afonso VI (rei de Leão) e tinha de lhe prestar obediência, lealdade e auxílio militar.

Em 1112 D. Henrique morreu e D. Teresa ficou a governar o Condado Portucalense, porque seu filho, Afonso Henriques, ainda não tinha 4 anos.

Em 1125 Afonso Henriques (com 14 anos) armou-se a si próprio cavaleiro e revoltou-se contra sua mãe (que tinha uma ligação amorosa com o conde galego Fernão Peres de Trava).


Em 1128, D. Afonso Henriques instalou-se com a sua corte no castelo de Guimarães. Em 24 de Julho de 1128 travou-se a Batalha de S. Mamede (perto de Guimarães), entre os partidários de D. Afonso Henriques e D. Teresa. D. Afonso Henriques venceu e com 17 anos passou a governar o Condado Portucalense e decidiu:
- aumentar os territórios para sul, conquistando-os aos mouros;
- conseguir a independência do seu Condado, travando várias guerras.


Em 5 de Outubro de 1143 fez-se um acordo de paz – O Tratado de Zamora – em que D. Afonso VII (primo de D. Afonso Henriques) concede a independência do Condado Portucalense. Este passa a chamar-se REINO DE PORTUGAL e o 1º Rei é D. Afonso Henriques.
REI –era a autoridade máxima do Reino. Governava, fazia as leis, aplicava a justiça, administrava o Reino, chefiava os exércitos. Decidia a paz e a guerra. A monarquia portuguesa era hereditária – sucedia no Reino o filho mais velho (príncipe herdeiro).

5 comentários:

Anônimo disse...

desde muito pequena ouvi falar da formação do reino de portugal e desde aí estou muito interessada.


vera nº24 5ºE

Anônimo disse...

D. Henrique casou com D.Teresa e tiveram um filho (D.Afonso Henriques )que em tempos foi um grande rei.


Bárbara Silva 5ºE Nº8

Anônimo disse...

Pela sua bravura D. AfonsoVI condedeu a D. raimundo as terras da Galiza e D. Henrrique recebeu as terras de Portucalense e a mão da sua filha D. Teresa (a filha ilegítima).



5ºE SAra e Rui Nº22 e Nº21

Anônimo disse...

Quqndo era mais nova foi ao castelo de Guimarães desde esse dia fiquei com curiosidade de aprender mais coisas.E você como professora ensinou-me mais coisas.

Anônimo disse...

Professora Teresa Seixas gostamos muito de ler a parte que D.Afonso rei de Leão chamou dois cavaleiros D.Henrique e D.Raimundo.
D.Henrique casou com D.Teresa e tiveram um filho seu nome era D. Afonso Henriques que foi um grande conquistador.
UM GRANDE BEIJO DAS SUAS ALUNAS MARIA Nº 14 E BRUNA Nº5 TURMA 5ºC