O PAÍS TRANSFORMA-SE NA 2ª METADE DO SÉCULO XIX
Nesta unidade aprendeste o seguinte:
Portugal na 1ª metade do século XIX estava:
§ Destruído – devido às invasões francesas e guerra civil;
§ Empobrecido – devido aos gastos com a guerra civil e perda dos lucros do Brasil;
§ Atrasado – não tinham sido introduzidos os inventos técnicos registados noutros países.
Em 1851, um governo chamado Regeneração tentou desenvolver o país.
Comunicações:
Reorganização dos Correios (aparecem os selos adesivos e os marcos postais);
Surge o telégrafo e o telefone.
Transportes:
Construção de uma rede de estradas macadamizadas, por onde circulava a mala-posta;
O Comboio – 1856 – Inauguração do 1º tropo de caminho de ferro, que levou à construção de pontes, túneis, estações…
Barcos a vapor, sobretudo ingleses. Tornou-se necessário construir portos e faróis.
A modernização das vias de comunicação e dos meios de transporte permitiu:
Maior mobilidade da população;
Desenvolvimento das actividades económicas (agricultura, indústria e comércio);
Facilitou a troca de ideias e informação.
Para o governo planificar e orientar a sua actuação realizou:
O Recenseamento, para saber quantas pessoas tinha o nosso país e as suas condições de vida (as antigas contagens, numeramentos, apenas permitiam conhecer um número aproximado de habitantes).
Mudanças no Ensino:
Abriram-se escolas primárias (1º livro: Cartilha Maternal);
Formaram-se professores;
Nas principais cidades foram criados liceus;
Foram criadas escolas técnicas;
Criaram-se novos cursos universitários.
Contudo, nem todos frequentavam a escola, principalmente no campo.
Nesta unidade aprendeste o seguinte:
Portugal na 1ª metade do século XIX estava:
§ Destruído – devido às invasões francesas e guerra civil;
§ Empobrecido – devido aos gastos com a guerra civil e perda dos lucros do Brasil;
§ Atrasado – não tinham sido introduzidos os inventos técnicos registados noutros países.
Em 1851, um governo chamado Regeneração tentou desenvolver o país.
Comunicações:
Reorganização dos Correios (aparecem os selos adesivos e os marcos postais);
Surge o telégrafo e o telefone.
Transportes:
Construção de uma rede de estradas macadamizadas, por onde circulava a mala-posta;
O Comboio – 1856 – Inauguração do 1º tropo de caminho de ferro, que levou à construção de pontes, túneis, estações…
Barcos a vapor, sobretudo ingleses. Tornou-se necessário construir portos e faróis.
A modernização das vias de comunicação e dos meios de transporte permitiu:
Maior mobilidade da população;
Desenvolvimento das actividades económicas (agricultura, indústria e comércio);
Facilitou a troca de ideias e informação.
Para o governo planificar e orientar a sua actuação realizou:
O Recenseamento, para saber quantas pessoas tinha o nosso país e as suas condições de vida (as antigas contagens, numeramentos, apenas permitiam conhecer um número aproximado de habitantes).
Mudanças no Ensino:
Abriram-se escolas primárias (1º livro: Cartilha Maternal);
Formaram-se professores;
Nas principais cidades foram criados liceus;
Foram criadas escolas técnicas;
Criaram-se novos cursos universitários.
Contudo, nem todos frequentavam a escola, principalmente no campo.
3 comentários:
Professora Teresa,apesar de não ser minha professora aproveitei o seu blogue para estudar.Já deu uma grande ajuda...
Beijinhos,até quarta no Clube de Línguas
Eulália,6ºA
Gostei muito do seu blog e ajudou muito a estudar.Ate sexta da Liliana do 6ºE
Gostei muito do seu blog, vou visitar-lo mais vezes Carlos 6ºE
Postar um comentário