domingo, 2 de março de 2008

" Para Angola já,e em força!"







A guerra colonial é um dos acontecimentos mais marcantes da História de Portugal no século XX.A guerra arrastou-se por 13 longos anos(1961-1974). Cerca de 800 mil soldados portugueses foram enviados para as colónias ( Angola, Moçambique e Guiné- Bissau) para defenderem o domínio português nesses territórios. Esta guerra provocou mais de 8000 mortos e ficaram feridos cerca de 25ooo.



As guerras coloniais também foram devastadoras para as populações locais. O número de mortos entre civis e militares é incontável.



A guerra colonial terminou em 1974 mas, nos dias de hoje ainda são muitos os que sofrem as suas consequências.

6 comentários:

Anônimo disse...

olá setora teresa Seixas. Somos a Raquel e o Misael do 6ºD. Concordamos que a guerra colonial foi muito importante para o nosso país. Morreram muitos homens desnecessariamente.Ainda bem que veio o 25 de Abril para acabar com esta guerra.

Anônimo disse...

ANA PINTO 6ºA Nº4
E
PEDRO ADELINO 6ºA Nº17

Olá professora Teresa gostamos de ler o texto sobre a guerra colonial mas ficamos um bocadinho tristes por morrerem tantas pessoas,mas, ainda bem que veio o 25 de Abril para dar inicio à liberdade e ao fim das guerras.

Anônimo disse...

Ana Teixeira Nº2 Petter Gómez Nº19 6ºA

Muitas pessoas ainda estão marcadas com a guerra colonial, o que é triste.É pena que muitas pessoas ainda com capacidades estejam inválidas com esta guerra. Infelizmente muitos dos nossos familiares também têm essas marcas.

Anônimo disse...

Acho que a ideia de a professora ter feito este blog foi muito boa porque assim se tivermos alguma duvida podemos vir ao blog e vemos...ate nos ajuda a estudar para o teste.

beijinhos da:

-Ana Faria 6ºA
-Jose Antonio 6ºA
-Tania Carvalho 6ºA

Anônimo disse...

ola professora Teresa nós somos a Marta e a Andreia achamos a matéria muito interessante mas também nos deixa muita pena terem morrido tantos soldados portugueses. Mas ainda bem que houve o 25 de Abril para acabar com as guerras e dar inicio à liberdade

Anônimo disse...

Gastão e Pedro,6º B

temos muita pena de ter morrido tanta gente e muitos ferido mas ainda agora muitos dos nossos familiares estarem feridos mas para os habitantes das colonias portuguesas na africa foi bom porque tiveram liberdade a partir de 25 de abril.